quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Dicas para melhorar o aprendizado

Hi people,
Após pensar muito e fazer algumas pesquisas a respeito de dicas para melhorar o aprendizado na língua inglesa, ficou bem claro para mim que tanto eu, quanto a maioria dos sites disponíveis no assunto, temos opiniões parecidas sobre dicas para uma melhor aquisição da língua.
A seguir algumas das dicas pesquisadas que, ao meu ver, fazem total diferença na hora dos estudos.
  1. Primeiro de tudo é o COMPROMETIMENTO, que é a palavra chave para uma boa conquista de objetivos. Um estudante sem comprometimento com seus estudos não alcançará grandes etapas na formação. No entanto não devemos confundir comprometimento com obrigação ou esforços negativos na direção de um objetivo, porque se assim for considerado acabamos por distanciar a determinação e a devoção para se fazer algo. Essa não é uma tarefa muito fácil, mas é de fundamental importância para o desenvolvimento do aprendizado.
  2. Ao ler em outro idioma (e também escutar) ignore todas as palavras desconhecidas e concentre-se naquelas conhecidas. Procure entender o contexto, a ideia que quer ser passada. Pare de pensar no que falta, no que você não sabe. A questão é valorizar o que sabe e administrar com tranquilidade o que desconhece.
3.      Alugue vídeos e DVDs e assista a cada um duas vezes, tentando entender bem a história. Tente primeiro assistir em português com legendas em inglês, depois assista em inglês com legendas em inglês. Depois, assista uma terceira vez sem ler a legenda. Ouvir, ouvir e ouvir, da mesma forma como aconteceu nos primeiros anos de sua vida, é fundamental para a aquisição dos sons da outra língua que não existem na sua.

4.      Use a Internet para ler revistas e jornais em outras línguas, mesmo que a princípio não entenda nada. Grande parte da compreensão vem com a familiaridade com o texto.

5.      Use o método da “adesivasão” para ter sempre à sua frente uma forma de visualizar alguns objetos. É simples: escreva nomes dos objetos em adesivos e cole pela casa ou de maneira que se incorporem à sua rotina. Assim você estará sempre com tudo à vista.

6.      Outro princípio básico e simples é escrever em um papel que caiba no bolso, para sempre que possível, dar uma olhadinha e lembrar o vocabulário.

  1. CURIOSIDADE é vital para o aprendizado. Qualquer pessoa que vai além do que é passado pelo professor, por simples prazer em aprender mais, já tem boas chances de uma progressão significativa no seu aprendizado. Os que tentam falar em inglês sobre temas do seu interesse são aqueles que saem daquele momento “eu gostaria de aprender Inglês” para o “eu estou aprendendo Inglês”.
8.      Esforce-se para pensar sempre em outra língua. Torne o novo idioma a ser aprendido parte da sua vida. Escute, fale, leia e escreva o máximo que puder todos os dias.

9.      Aprenda a gostar do novo idioma porque sem isso, você nunca será completamente bem-sucedido no seu propósito de ser fluente.

10.  Procure colegas e amigos que possam acrescentar algo em seu aprendizado. Saia com eles e proponha boas horas de lazer treinando o inglês. A princípio pode parecer estranho, mas a conversa informal acaba por se muito bem assimilada enquanto troca de conhecimentos.


Por fim não se afobe, cada um tem seu tempo para o aprendizado e deve respeitar o seu próprio ritmo. Tensão e ansiedade de aprender rapidamente acabam causando verdadeiros bloqueios.
Dê tempo ao tempo.

Kisses and Hugs
Alessandra

Um comentário:

  1. Muito bom, Alessandra!
    De todas as dicas, acho que comprometimento e curiosidade não podem faltar nunca! Na minha experiência profissional, já me deparei várias vezes com pessoas que acham que vão aprender num estalar de dedos... ou talvez por osmose.
    Acrescentaria na sua lista o esmero. Infelizmente o que venho notando é um desleixo sem fim tanto em língua materna quanto em língua estrangeira que empobrecem os idiomas.
    Bjs,
    Lu

    ResponderExcluir