quinta-feira, 29 de março de 2012

Existe idade para começar a estudar inglês?

Hi people,
  Muitas pessoas costumam perguntar qual a idade ideal para o aprendizado da língua inglesa. Bem, neste post vou tentar dar algumas explicações sobre esta dúvida; o aprendizado da língua em vários níveis.

Primeiro precisamos entender qual é a importância do inglês no mundo globalizado. Ôps! Este foi o tema da minha monografia da pós que eu fiz em Língua Inglesa.
  Bem, segundo as minhas pesquisas a globalização não é um fenômeno surgido recentemente, embora a moda acadêmica corrente possa criar esta impressão. O que é novo é a abrangência e a profundidade da interação global das culturas. Vivemos cercados de coisas do exterior — produtos, ideias e expressões. Uma vez que a língua inglesa assumiu o status de língua franca no contexto mundial em que vivemos, é necessário reconhecer o seu poder. Este imperialismo linguístico e consequentemente cultural foi distribuído mundialmente, auxiliando na construção de novos cidadãos e trazendo novas oportunidades para todos os campos do conhecimento. O inglês é a mais falada e amplamente estudada língua no mundo, a oficial do maior número de países e a mais usada em todos os tipos de eventos internacionais. O inglês é a língua da ciência, da internet, da informática, das comunicações, dos negócios, das viagens e do turismo. É também a Língua da Cultura, com mais da metade dos livros, vídeos e programas de TV. Sendo que 19 entre os 20 filmes de maior bilheteria e os 20 maiores sucessos musicais mundiais foram produzidos em inglês. É a língua do Dólar e da Libra, onde 80% da renda mundial estão em mãos de pessoas que falam ou aprenderam a língua inglesa.
Algumas de suas palavras são compreendidas por quase todos os habitantes da Terra. É impossível não vermos em cada esquina palavras em inglês. E é assim no Brasil, na Europa, no Japão ou em qualquer outro lugar do mundo. E cada vez mais centenas de milhões de pessoas o estão aprendendo.
  Aprender uma nova língua envolve busca de significados e quando isso acontece, este aprendizado com continuidade pode durar a vida toda! Na opinião do neurocientista Rodrigo Collino, a melhor fase da vida para aprender um segundo idioma é nos primeiros anos da infância. Nesse período, o cérebro está em pleno desenvolvimento e pronto para receber novas informações. As crianças têm a seu favor as características biológicas da idade, maior velocidade para aprender. Estudos mostram que, desde os primeiros meses, o cérebro do bebê está preparado para aprender; por isso, quem cresce ouvindo mais de um idioma consegue falar muito bem o do país onde mora e o outro.

"O cérebro vai ouvir e processar a informação aos poucos. Quanto mais treinar, melhor se comunicará", explica o neurocientista Rodrigo Collino.

  Maria Irene Maluf, conselheira vitalícia da Associação Brasileira de Psicopedagogia e editora da revista Psicopedagogia, explica que há duas vertentes sobre essa questão. Uma delas diz que a criança deve começar a aprender uma segunda língua o mais cedo possível, pois sua condição neurológica é favorável a isso, já que a formação de sinapses é mais numerosa nos primeiros anos de vida. “Quem defende essa tese costuma citar a Suíça, país em que as crianças aprendem três línguas ao mesmo tempo, e nada de ruim acontece ao desenvolvimento delas.”
A criança que possui a oportunidade de adquirir uma segunda língua de maneira natural (do mesmo modo como passou pela aquisição de sua própria língua materna), fatalmente não sofrerá as "sanções" que o posterior aprendizado lhe trará. Isto porque, segundo Piaget, durante o seu "estágio de operações formais", o adolescente começa a elaborar sobre as regras que já possui e a ver suas próprias construções mentais como objeto de reflexão. A motivação é muito importante para o aprendizado de qualquer língua estrangeira e a contextualização das informações é essencial para tornar o conhecimento efetivo e significativo. Músicas, histórias, culinária, rodas de conversa, filmes, jogos e dramatizações são elementos facilitadores para se compor uma aula dinâmica e motivadora que muito ajuda no aprofundamento da expressão oral.

  Outro fator importante é que ter contato cedo com uma língua estrangeira faz com que a pronúncia da criança a partir dos 4 anos seja melhor do que se esse contato acontecer mais tarde. Cedo, ela aprende a ouvir e a produzir sons específicos da língua estrangeira, além de adquirir prontidão para a etapa formal de aprendizagem.
O importante nessa faixa etária é que a criança tenha uma experiência de aprendizagem bem gostosa e lúdica, de forma que tenha no aprendizado uma referência positiva, gostosa de lembrar. Nesse sentido, todos os envolvidos precisam estar alinhados. A escola, o professor, os pais.
  Na prática, é preciso motivar o aluno de acordo com sua idade. A sala de aula é um lugar para a comunicação, portanto, é vista como um local para preparar o aluno para a utilização da língua no mundo real. Então temos que entender que todos, criança, adolescentes e adultos, têm capacidade de aprendizado, desde que estimulem o raciocínio e que tenham a motivação adequada, com conteúdos adequados.
Observe alguns depoimentos:

“A comunicação é uma característica inerente ao ser humano. Tão essencial à sobrevivência e ao mesmo tempo tão complexa que tem sido tema de estudo e análise em diversas áreas. Na Antiguidade, o homem se comunicava em diversos idiomas e dialetos, principalmente no oriente médio, onde o comércio e o tráfego de pessoas de vários lugares do mundo era muito  intenso. Durante a Idade Média, devido à inúmeras invasões na Europa, pondo fim ao Império Romano do Ocidente, as pessoas se isolaram muito e somente aquelas que tinham acesso à educação e ao comércio, de alguma forma, se comunicavam mais com estrangeiros.
    Hoje, num mundo globalizado, onde as informações são em tempo real, é essencial conhecermos outros idiomas e outras culturas, ampliando nossos conhecimentos e informações a cerca do mundo em nossa volta, nos socializando e entendendo mais o comportamento do homem. Por tudo isso, para mim, é de fundamental importância ,desde cedo, o contato das crianças com outros idiomas. Nesta fase, a aprendizagem é mais fácil e divertida, se tornando algo habitual e natural.
    É muito importante que, ao buscarmos a escola onde nossos filhos irão aprender esta e outras línguas, tenham profissionais que saibam o idioma corretamente e sejam experientes na arte de trabalhar com crianças. Meu filho , aos sete anos, ingressou em um curso de inglês. Estou muito satisfeita, pois além dele adorar as aulas e me mostrar os resultados, tenho confiança total na profissional que escolhi para este importante mister.”
Ana Lígia Rodrigues S. Carvalho, mãe do Arthur     - Professora de História e Filosofia do Centro Educacional Cataguases.

Falar Inglês fluentemente é um instrumento indispensável para pertencer a esse mundo sem fronteiras. A oportunidade de aprender uma segunda língua ainda criança é permitir explorar essa imensa capacidade de aprendizado.
Tenho duas filhas cujas idades são 5 e 8 anos e sei perfeitamente da enorme importância de se aprender o inglês ainda criança. Como professora de português , sei que a linguagem é um elemento de relacionamento humano. A criança, mais do que o adulto, precisa de contato humano para desenvolver habilidades linguísticas. Além disso, só crianças conseguem assimilar uma segunda língua com pronúncia exata, isenta de outros desvios, sem sotaque, dominando a língua com fluência e desenvoltura. Percebo isso claramente nas minhas filhas, onde não há medo, vergonha ou qualquer receio de demonstrar aquilo que aprendem.
O profissional escolhido exerce uma função primordial porque precisa saber ensinar na linguagem deles, onde o lúdico é essencial no aprendizado. Quanto a isso, tenho a absoluta certeza que escolhi a profissional certa. Aconselho a todos que têm filhos pequenos a incentivá-los nessa busca do saber, de uma nova língua que será de tamanha importância na sua vida adulta.
Cíntia de Souza Cardoso Medeiros  - Professora de Língua Portuguesa do Centro Educacional Cataguases.




Olha a Lara e a Emily! Beautiful Girls!

Arthur e Emily na comemoração do Saint Patrick´s Day!

Eu espero tê-los ajudado a esclarecer esse tipo de dúvida.
Kisses and Hugs
Alessandra


Nenhum comentário:

Postar um comentário