terça-feira, 1 de maio de 2012

A importância dos jogos.

Super interessante, tanto para professores quanto para os alunos, os jogos, além de estimular a aprendizagem  também torna a aula uma experiência muito mais divertida e dinâmica. Muitos pedagogos e psicólogos desenvolvem pesquisas mostrando a importância do jogo no desenvolvimento social e cognitivo na vida estudantil. Quando jogamos, conseguimos expressar melhor as nossas opiniões, aprendemos a respeitar limites e regras, a ouvir e a argumentar; aprendemos a lidar com o sucesso e com a frustração, ao mesmo tempo em que aguçamos nosso raciocínio lógico-abstrato e nossa capacidade de observação.
O jogo ajuda a construir  novas descobertas, desenvolve e enriquece a personalidade e simboliza um instrumento pedagógico que leva ao professor a condição de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem. No caso da aprendizagem de línguas estrangeiras, é fundamental ressaltar que um bom resultado em uma situação de jogo (ganhar, conseguir cumprir uma tarefa, etc.) não depende necessariamente da capacidade linguística do aluno. Em muitos jogos, uma combinação entre estratégia, criatividade e, até, sorte pode surtir melhor efeito do que um determinado nível de conhecimento linguístico.
Esses atributos são suficientes para acreditar que os jogos devam ser utilizados em quaisquer contextos de ensino-aprendizagem, inclusive no caso de línguas estrangeiras. Crianças, adolescente e adultos podem ser estimulados através dos jogos. Não vamos ter preconceitos!
Muito importante é escolher o jogo adequado para cada idade e para cada nível.  Atualmente, o mercado editorial oferece inúmeras opções de coletâneas de jogos (de gramática, de vocabulário, de leitura, de pronúncia, diversos, etc.). A Internet é outra fonte de busca: os sites das editoras frequentemente possuem bancos de atividades que podem ser reproduzidas pelos professores e aplicadas em sala de aula sem qualquer custo.
Aqui, no meu curso de inglês, além dos jogos pedagógicos, são oferecidos aos alunos jogos on-line, muitos deles elaborados por entidades educacionais mais do que consagradas no mercado. Dá uma olhadinha.




Então, quando seu filho chegar em casa e você perguntar:
_"O que teve na aula de inglês hoje?"
e ele responder –
"Nada, só um jogo!"
Saiba que você deve considerar que aprender uma língua só tem sentido se o que for aprendido puder ser aplicado em contextos reais de uso, e se o jogo proporciona tais contextos, então é absolutamente imprescindível que o professor acredite na utilidade e na adequação dos jogos aos seus propósitos de ensino.
Então, viva a tecnologia!!!!!!
Kisses and Hugs
Alessandra


Nenhum comentário:

Postar um comentário