terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Aulas de inglês para adultos

Hi people,

Por conta de alguns afazeres demorei um pouco para escrever sobre uma matéria que saiu na revista Veja de 29 de agosto deste ano intitulada " Para Soltar a Língua", que fala justamente a respeito do aprendizado do adulto. Segundo a reportagem "dá um pouco mais  de trabalho, mas a sensação de vitória é maior ainda". Também concordo com isso, mas apenas para aqueles que REALMENTE estão interessados no aprendizado, porque, além do inglês ser uma necessidade no currículo de qualquer pessoa hoje em dia, é necessário que haja uma prática contínua porque se isso não ocorrer, facilmente a língua será esquecida. 
Segue uma parte desta reportagem.

"A hora da verdade, quando o estômago embrulha, o ar falta e as palavras simplesmente desaparecem, bate para todo mundo. Para cada um de nós, ler e falar em inglês pode ser fácil, difícil ou impossível, mas inevitavelmente haverá algum tropeço. Há os casos caricaturais, como o dos brasileiros que passam alguns constrangedores momentos puxando a porta onde está escrito push (empurrar). Ou o dos que demoraram algum tempo ate descobrir que o comando copy and paste dos computadores (copiar e colar) não significava que o texto reproduzido deveria ser colocado numa pasta, que dirá empastelado. Uma palavra parecida às vezes desencadeia a síndrome do pânico linguístico no próprio corredor do avião, onde uma mulher de gestos imperativos pergunta "Meat or pasta?". Em situações normais, sem aquele sotaque que parece falado em klingon, a língua fictícia de Jornada nas Estrelas, muitas pessoas até entenderiam que estão sendo instadas a escolher entre carne ou massa. Mas o "branco" engole tudo, inclusive um prato que é o oposto do que se pretendia comer."

  O grande problema é achar que "sabemos" a palavra e depois ver que não tem nada a ver com nada!!!!!
  Observe ainda o que foi dito na revista.

"Em nível planetário, nos próximos dez anos mais de 2 bilhões de pessoas procurarão um curso de inglês. No Brasil, cerca de 10,5 milhões de pessoas falam inglês, o que corresponde a pouco mais de 5% da população, segundo levantamento do British Council, o órgão de disseminação de cultura e negócios do governo britânico. "Dentro desse número já pequeno, só 20% se comunicam bem. A maioria, 43%, tem uma noção inicial do idioma e 37% conseguem estabelecer uma conversa, mas com muita dificuldade no vocabulário e na compreensão" diz a sua diretora, Virginia Maria Garcia. Num teste recente feito pela empresa de intercâmbios GlobalEnglish com 108000 funcionários de multinacionais de 76 países, os 13000 brasileiros analisados atingiram a nota 2,95 num total possível de 10 pontos."

Muitos adultos estão correndo contra o tempo e querendo aprender o idioma para "ontem". Isso é possível? Acredito que sim, mas requer mais tempo e mais dinheiro para isso.
Os benefíciod disso tudo? Olha o que a revista diz:

"Quem fala inglês bem pode ganhar de 30% a 50% a mais do que quem tem qualificações equivalentes, mas não o domínio do idioma. Entre as empresas internacionais, 70% procuram funcionários que falem inglês. Os próprios profissionais fazem uma avaliação mais rigorosa ainda: 92% acham que o inglês é importante para a carreira."

Pois é !!!!!! No entanto aprender um idioma na fase adulta da vida é menos automático do que na idade escolar. 

"O estudante mais velho já é um profissional respeitado. A última vez que se submeteu totalmente ao professor foi muitos anos antes, e isso o deixa em uma situação quase defensiva." Em compensação, o adulto sabe perfeitamente por que precisa aprender inglês e é capaz de avaliar melhor custos e benefícios. As dificuldades etárias, históricas e culturais para o aprendizado de inglês hoje também são mais bem compreendidas."

Para os que querem saber quanto tempo leva para um adulto falar o idioma aí vai uma parte interessante da reportagem.

"De forma geral, os especialistas recomendam duas aulas semanais com duração de duas horas cada uma, complementadas com mais duas em casa que podem ser de exercícios, leitura ou até vendo filmes sem legenda. Nesse ritmo, sem intensivos nem viagens complementares, um adulto leva dois anos para falar um inglês intermediário e quatro para um avançado. Dá um total aproximado de 750 horas-aula. Só para comparar: o mandarim falado pela maioria dos chineses, considerado com certo exagero a linguagem do futuro, exige no mínimo 2 200 horas, das quais a metade em território nativo. Os próprios chineses se dedicam de forma avassaladora ao estudo do inglês, incluído desde o fim dos anos 80 em um exame chinês parecido com o Enem - que só passou a ter inglês em 2010."

Eu espero, por essa reportagem, ter esclarecido alguns pontos importantes para a aprendizagem da língua inglesa de um adulto.

Kisses and Hugs

Alessandra