quinta-feira, 29 de março de 2012

Existe idade para começar a estudar inglês?

Hi people,
  Muitas pessoas costumam perguntar qual a idade ideal para o aprendizado da língua inglesa. Bem, neste post vou tentar dar algumas explicações sobre esta dúvida; o aprendizado da língua em vários níveis.

Primeiro precisamos entender qual é a importância do inglês no mundo globalizado. Ôps! Este foi o tema da minha monografia da pós que eu fiz em Língua Inglesa.
  Bem, segundo as minhas pesquisas a globalização não é um fenômeno surgido recentemente, embora a moda acadêmica corrente possa criar esta impressão. O que é novo é a abrangência e a profundidade da interação global das culturas. Vivemos cercados de coisas do exterior — produtos, ideias e expressões. Uma vez que a língua inglesa assumiu o status de língua franca no contexto mundial em que vivemos, é necessário reconhecer o seu poder. Este imperialismo linguístico e consequentemente cultural foi distribuído mundialmente, auxiliando na construção de novos cidadãos e trazendo novas oportunidades para todos os campos do conhecimento. O inglês é a mais falada e amplamente estudada língua no mundo, a oficial do maior número de países e a mais usada em todos os tipos de eventos internacionais. O inglês é a língua da ciência, da internet, da informática, das comunicações, dos negócios, das viagens e do turismo. É também a Língua da Cultura, com mais da metade dos livros, vídeos e programas de TV. Sendo que 19 entre os 20 filmes de maior bilheteria e os 20 maiores sucessos musicais mundiais foram produzidos em inglês. É a língua do Dólar e da Libra, onde 80% da renda mundial estão em mãos de pessoas que falam ou aprenderam a língua inglesa.
Algumas de suas palavras são compreendidas por quase todos os habitantes da Terra. É impossível não vermos em cada esquina palavras em inglês. E é assim no Brasil, na Europa, no Japão ou em qualquer outro lugar do mundo. E cada vez mais centenas de milhões de pessoas o estão aprendendo.
  Aprender uma nova língua envolve busca de significados e quando isso acontece, este aprendizado com continuidade pode durar a vida toda! Na opinião do neurocientista Rodrigo Collino, a melhor fase da vida para aprender um segundo idioma é nos primeiros anos da infância. Nesse período, o cérebro está em pleno desenvolvimento e pronto para receber novas informações. As crianças têm a seu favor as características biológicas da idade, maior velocidade para aprender. Estudos mostram que, desde os primeiros meses, o cérebro do bebê está preparado para aprender; por isso, quem cresce ouvindo mais de um idioma consegue falar muito bem o do país onde mora e o outro.

"O cérebro vai ouvir e processar a informação aos poucos. Quanto mais treinar, melhor se comunicará", explica o neurocientista Rodrigo Collino.

  Maria Irene Maluf, conselheira vitalícia da Associação Brasileira de Psicopedagogia e editora da revista Psicopedagogia, explica que há duas vertentes sobre essa questão. Uma delas diz que a criança deve começar a aprender uma segunda língua o mais cedo possível, pois sua condição neurológica é favorável a isso, já que a formação de sinapses é mais numerosa nos primeiros anos de vida. “Quem defende essa tese costuma citar a Suíça, país em que as crianças aprendem três línguas ao mesmo tempo, e nada de ruim acontece ao desenvolvimento delas.”
A criança que possui a oportunidade de adquirir uma segunda língua de maneira natural (do mesmo modo como passou pela aquisição de sua própria língua materna), fatalmente não sofrerá as "sanções" que o posterior aprendizado lhe trará. Isto porque, segundo Piaget, durante o seu "estágio de operações formais", o adolescente começa a elaborar sobre as regras que já possui e a ver suas próprias construções mentais como objeto de reflexão. A motivação é muito importante para o aprendizado de qualquer língua estrangeira e a contextualização das informações é essencial para tornar o conhecimento efetivo e significativo. Músicas, histórias, culinária, rodas de conversa, filmes, jogos e dramatizações são elementos facilitadores para se compor uma aula dinâmica e motivadora que muito ajuda no aprofundamento da expressão oral.

  Outro fator importante é que ter contato cedo com uma língua estrangeira faz com que a pronúncia da criança a partir dos 4 anos seja melhor do que se esse contato acontecer mais tarde. Cedo, ela aprende a ouvir e a produzir sons específicos da língua estrangeira, além de adquirir prontidão para a etapa formal de aprendizagem.
O importante nessa faixa etária é que a criança tenha uma experiência de aprendizagem bem gostosa e lúdica, de forma que tenha no aprendizado uma referência positiva, gostosa de lembrar. Nesse sentido, todos os envolvidos precisam estar alinhados. A escola, o professor, os pais.
  Na prática, é preciso motivar o aluno de acordo com sua idade. A sala de aula é um lugar para a comunicação, portanto, é vista como um local para preparar o aluno para a utilização da língua no mundo real. Então temos que entender que todos, criança, adolescentes e adultos, têm capacidade de aprendizado, desde que estimulem o raciocínio e que tenham a motivação adequada, com conteúdos adequados.
Observe alguns depoimentos:

“A comunicação é uma característica inerente ao ser humano. Tão essencial à sobrevivência e ao mesmo tempo tão complexa que tem sido tema de estudo e análise em diversas áreas. Na Antiguidade, o homem se comunicava em diversos idiomas e dialetos, principalmente no oriente médio, onde o comércio e o tráfego de pessoas de vários lugares do mundo era muito  intenso. Durante a Idade Média, devido à inúmeras invasões na Europa, pondo fim ao Império Romano do Ocidente, as pessoas se isolaram muito e somente aquelas que tinham acesso à educação e ao comércio, de alguma forma, se comunicavam mais com estrangeiros.
    Hoje, num mundo globalizado, onde as informações são em tempo real, é essencial conhecermos outros idiomas e outras culturas, ampliando nossos conhecimentos e informações a cerca do mundo em nossa volta, nos socializando e entendendo mais o comportamento do homem. Por tudo isso, para mim, é de fundamental importância ,desde cedo, o contato das crianças com outros idiomas. Nesta fase, a aprendizagem é mais fácil e divertida, se tornando algo habitual e natural.
    É muito importante que, ao buscarmos a escola onde nossos filhos irão aprender esta e outras línguas, tenham profissionais que saibam o idioma corretamente e sejam experientes na arte de trabalhar com crianças. Meu filho , aos sete anos, ingressou em um curso de inglês. Estou muito satisfeita, pois além dele adorar as aulas e me mostrar os resultados, tenho confiança total na profissional que escolhi para este importante mister.”
Ana Lígia Rodrigues S. Carvalho, mãe do Arthur     - Professora de História e Filosofia do Centro Educacional Cataguases.

Falar Inglês fluentemente é um instrumento indispensável para pertencer a esse mundo sem fronteiras. A oportunidade de aprender uma segunda língua ainda criança é permitir explorar essa imensa capacidade de aprendizado.
Tenho duas filhas cujas idades são 5 e 8 anos e sei perfeitamente da enorme importância de se aprender o inglês ainda criança. Como professora de português , sei que a linguagem é um elemento de relacionamento humano. A criança, mais do que o adulto, precisa de contato humano para desenvolver habilidades linguísticas. Além disso, só crianças conseguem assimilar uma segunda língua com pronúncia exata, isenta de outros desvios, sem sotaque, dominando a língua com fluência e desenvoltura. Percebo isso claramente nas minhas filhas, onde não há medo, vergonha ou qualquer receio de demonstrar aquilo que aprendem.
O profissional escolhido exerce uma função primordial porque precisa saber ensinar na linguagem deles, onde o lúdico é essencial no aprendizado. Quanto a isso, tenho a absoluta certeza que escolhi a profissional certa. Aconselho a todos que têm filhos pequenos a incentivá-los nessa busca do saber, de uma nova língua que será de tamanha importância na sua vida adulta.
Cíntia de Souza Cardoso Medeiros  - Professora de Língua Portuguesa do Centro Educacional Cataguases.




Olha a Lara e a Emily! Beautiful Girls!

Arthur e Emily na comemoração do Saint Patrick´s Day!

Eu espero tê-los ajudado a esclarecer esse tipo de dúvida.
Kisses and Hugs
Alessandra


sábado, 17 de março de 2012

Saint Patrick´s day

Hi People,
Hoje é o Saint Patrick´s day,
Saint Patrick’s Day é a festa anual que celebra São Patrício, um dos padroeiros da Irlanda, e é normalmente comemorado no dia 17 de março. As pessoas vestem-se de trajes verdes, saindo as ruas em uma longa caminhada festiva.
Algumas das crenças é a de que Patrick ressuscitou pessoas dentre os mortos.  Ele também disse ter dado um sermão do alto de uma colina, expulsando todas as serpentes da Irlanda.  Na verdade as cobras nunca foram nativas na Irlanda, e algumas pessoas acham que isso é uma metáfora para a conversão dos pagãos.  Embora seja originalmente um dia sagrado católico, o St. Patrick's Day transformou-se em um feriado secular.
Um ícone tradicional do dia é o trevo.  E isso decorre de um conto irlandês que conta como Patrick usou o trevo de três folhas para explicar a Santíssima Trindade.  Ele o usava em seus sermões para representar a forma como o Pai, o Filho e o Espírito Santo podiam todos existir como elementos separados da mesma entidade.  Seus seguidores adotaram o costume de usar um trevo no dia de sua festa.
Por todo seu trabalho, São Patrício ficou famoso também em outros países, principalmente Inglaterra e Estados Unidos, devido à grande imigração irlandense. Nos Estados Unidos, quase todo o país comemora o dia, mesmo os não descendentes de irlandeses.
Nós também comemoramos esta data tão especial. Dá uma olhada!
Isabella e Bia. Só faltou o Igor!!!!!!!!!
Olha os meninos do Mega!!!
Estes estão em todas!

Na próxima eu mostro mais. Beijos a todos.
Happy St. Patrick´s Day for all!!!!
Alessandra